Produtos da Honda e Piaggio foram replicados por infratores...
Quem foi no Salão Duas Rodas que ocorreu há alguns meses em São Paulo e teve o olhar mais atento, pode verificar que alguns modelos de motos, produzidas na China, eram quase idênticos a outros modelos de marcas japonesas e mesmo italianas. Tudo bem, afinal, o cumprimento da lei no Brasil é brando. A de patentes de motos então...
Já na Itália, no Salão de Milão (EICMA) que ocorreu no início de novembro/13, a polícia apreendeu 11 modelos de motos chinesas copiadas das marcas Honda e Vespa. Sem jeitinho para os infratores. As cópias foram confiscadas de sete expositores antes da abertura do salão.
“Os infratores não replicam apenas os modelos e seus detalhes, como também imitam as próprias marcas”, afirmou a associação de Produtores de Motos da Itália. “Este tipo de medidas de vigilância é uma ferramenta importante para proteger os consumidores dos riscos que estes produtos podem causar ao entrar na União Europeia sem um controle apropriado, perturbando o mercado”.
A Piaggio, fabricante da Vespa, disse em comunicado: “Esta iniciativa é muito importante do ponto de vista da proteção dos direitos de propriedade industrial. Tal como em qualquer outro país onde a Piaggio interveio contra o fenômeno da cópia, a ação das autoridades italianas acrescenta uma medida extra à proteção das empresas que competem com sucesso nos mercados de todo o mundo”.
Na América Latina, em países como o Brasil, Paraguai, Argentina, Peru e Bolívia, é comum a comercialização de motos provenientes da China e outros países asiáticos, que são verdadeiras cópias de modelos consagrados. Quem sabe isso que ocorreu na Itália, mude a perspectiva desses outros países.
Fonte: RockRiders
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, esteja a vontade para acessar todo o conteúdo do blog.