domingo, 10 de novembro de 2013

Espanhóis dominam o motociclismo em 2013

Os espanhóis fizeram a festa na final do Mundial de motociclismo de velocidade.

Os espanhóis fizeram hoje a festa em casa no Mundial de motociclismo de velocidade, com Marc Marquez a tornar-se o mais jovem campeão de MotoGP no Grande Prémio de Valência e Maverick Viñales a arrebatar o título de Moto3.

Os pilotos espanhóis fizeram o “pleno”, uma vez que Pol Espargaro já se tinha virtualmente sagrado campeão do Mundo de Moto2 em fins de outubro, num campeonato em que Miguel Oliveira, o único português presente, terminou na sexta posição na categoria inferior.

Aos comandos de uma Honda, Marquez “permitiu” que o compatriota Jorge Lorenzo (Yamaha) - o único que o podia impedir de conquistar o título no ano de estreia na classe rainha - vencesse a 18.ª e última prova de 2013, minimizando dessa forma o pesar por ter de entregar o cetro ao estreante.

Aos 20 anos e 266 dias, Marquez bateu claramente o anterior recorde de precocidade, que pertencia ao norte-americano Freddie Spencer, campeão em 1983 com 21 anos e 258 dias, tendo-se tornado ainda o primeiro “rookie” a arrebatar o título em 35 anos, depois de o norte-americano Kenny Roberts ter cometido idêntica proeza em 1978.

«Nem consigo explicar o que sinto. É um sonho tornado realidade. Talvez me tenha distanciado muito cedo [na época] e quando o Jorge [Lorenzo] começou a recuperar tive de conservar a frieza até a última corrida. Estou deliciado», disse Marquez.

Com 13 pontos de vantagem sobre Lorenzo, o novo campeão mundial, que precisava apenas de terminar nos quatro primeiros lugares independentemente do resultado do rival, manteve-se sempre a salvo de qualquer percalço, terminando na terceira posição, a 7.357 segundos do vencedor.

Lorenzo, que perseguia o seu terceiro título, depois dos sucessos em 2010 e 2012, impôs-se em 46.10,302 minutos, com 3,934 segundos de vantagem sobre o compatriota Dani Pedrosa, colega de equipa de Marquez na Honda, que terminou no segundo lugar da corrida e no terceiro do campeonato.

O italiano Valentino Rossi (Yamaha), heptacampeão mundial da categoria principal e um dos maiores nomes da história da modalidade, foi quarto classificado em Valência, a 10,579 segundos de Lorenzo, concluindo o campeonato em idêntica posição.

O circuito valenciano consagrou também Maverick Viñales (KTM) como campeão do Mundo de Moto3, graças ao triunfo na última prova do ano e ao despiste na fase final da corrida do compatriota Luis Salom, que liderava o Mundial.

Viñales levou a melhor a outros dois espanhóis da KTM que estavam na corrida pelo título: Salom acabou apenas no 14.º posto e caiu para o terceiro lugar do campeonato e Alex Rins, que partiu da “pole position”, não foi além da terceira posição na corrida e do segundo no Mundial.

«Estou muito feliz porque além de ser o sonho de toda a minha vida também era o de muita gente que me tem apoiado e hoje ele tornou-se realidade», revelou Viñales.

Miguel Oliveira, aos comandos de uma Mahindra, que tinha partido do 17.º lugar da grelha no circuito Ricardo Tormo, recuperou até ao 10.º lugar, a 29.185 segundos de Viñales, terminando o Campeonato do Mundo em sexto.

Na classe intermédia – Moto2 -, o espanhol Nicolas Terol (Suter) impôs-se à concorrência, enquanto Pol Espargaro (Kalex) terminou no 29.º lugar, mas também teve razões para festejar, pois já tinha assegurado a conquista do título no Grande Prémio do Japão.

Por SportInforma c/ Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, esteja a vontade para acessar todo o conteúdo do blog.