quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Conheça os índices de carga e velocidade dos pneus da sua moto.

Confira boas dicas para entender as especificações de cada pneu...

Cada pneu tem sua especificação e índice de carga e velocidade. Essas informações vêm gravada nos pneus e nos manuais das motos, e nada mais é que uma combinação de um número e letra. Vamos entender melhor isso com o exemplo abaixo:

Ao lado da medida do pneu existe esse índice destacado com um círculo em vermelho (imagem acima), os números indicam a carga máxima que um pneu pode suportar, já a letra corresponde a velocidade máxima à qual deve rolar um pneu, abaixo segue tabela com as cargas e velocidades. No exemplo da foto com o círculo em vermelho, o pneu tem especificação para rodar até 210km/h (Letra H) e suportar carga de até 290kg (numeração 65).

As tabelas demonstradas abaixo se aplica para pneus em bom estado. Estes índices deixam de ser aplicados se os pneus estiveram danificados (hérnia ou corte), murchos e sobrecarregados pelo peso ou ainda recauchutados (não recomendado o uso de pneus nessas condições).

Tabela do índice de carga da especificação do pneu.

Tabela do índice de velocidade do pneu

É preciso ressaltar a importância de utilizar o índice de carga e velocidade correto, uma vez que um índice menor pode levar ao desempenho incorreto dos pneus, porém um índice maior é permitido.
Fonte: RockRiders.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, esteja a vontade para acessar todo o conteúdo do blog.