Muita gente sabe, outros tantos ignoram e outros, ainda, nem dão bola
para o período de "amaciamento" do motor. Afinal, o que é, por que e
como amaciar o motor de sua moto?
O que é o "amaciamento"?
O amaciamento do motor consiste no ajuste entre as peças internas do
motor e coligadas. Tais peças são: pistão, anéis, cilindros e também
virabrequim, bielas, comando de válvulas e até engrenagens do câmbio.
Por que amaciar?
Nas
motos recém-saídas da fábrica, as peças ainda novas possuem pequenas
rugosidades em certas partes que precisam ser alisadas para dar melhor
encaixe e diminuir o desgaste por atrito. Para que isso ocorra, não é
necessário levar a moto ao mecânico e pedir para que ele as alise. Isso
acontece com o tempo e com o uso que o proprietário faz de sua moto,
onde as peças, elas mesmas, vão se ajustando com o próprio atrito.
Como amaciar o motor?
Principalmente, nos primeiros 1.000 km, não abuse da moto. Mas, não é
legal, por outro lado, andar parecendo uma tartagura no cio. Assim, ela
será uma moto frouxa. Procure, no entanto, não exagerar nas rotações do
motor, procurando sempre respeitar seus limites. Em motos equipadas com
conta-giros, é fácil reconhecer esses limites, devido às medidas
impressas no mostrador e, naquelas que não contam com tal equipamento, é
necessário saber a hora certa de trocar a marcha (especialmente, em
alta) tendo, como referência, o ronco do motor - ele próprio parece
"pedir" a troca.
Não há mal algum em viajar com sua moto durante o período de
amaciamento. Basta reconhecer e respeitar os limites, como já foi dito.
Quanto mais tempo, numa viagem, você manter a moto numa marcha só (a
mais alta, é claro), melhor será o amaciamento. Isso garantirá um
desempenho muito melhor de sua motocicleta, além de gerar maior economia
de combustível, futuramente.
No mais, para garantir o amaciamento perfeito, mantenha sempre o óleo
dentro do prazo de validade - que varia por km rodado e qualidade do
óleo - e sempre no nível correto.
Simples né? Leia também as dicas a respeito do amaciamento do motor da sua moto nova que constam no manual do proprietário.
Fonte: Texto pelo motociclista Mozart Forasteiro
mesmo eu sendo um piloto de moto veterano, procurei na net para ver se estou fazendo tudo certo, e é muito difícil achar textos sobre esse assunto.
ResponderExcluirÉ verdade. Nas antigas revistas de moto, duas rodas e outras, saiam muitas matérias dando dicas sobre pilotagem e manutenção das motos. Isso na década de 80.
ExcluirJá hoje não se encontra mais isso. Talvez devido a alta tecnologia empregada nas motos atualmente, antigamente toda moto era carborizada e não necessitava de tanto conhecimento e equipamentos eletrônicos que tem preços altíssimos.
De qualquer modo esperamos que as dicas acima tenham lhe ajudado de alguma forma.