Antes de comprar uma moto, fique atento a três características básicas: torque, cilindrada e potência. Compreender a diferença entre elas e o que deve ser levado em consideração na hora da escolha é fundamental.
Muitos pilotos novatos quebrem a cabeça com o significado desses
termos. Mas, mesmo alguns veteranos sentem dificuldade para entender a
diferença entre torque, cilindrada e potência e o que isso influencia na
velocidade da motocicleta.
Tudo é relativo
A moto com mais cilindrada nem sempre é a mais potente. Assim como
uma moto de grande potência não significa que tenha o melhor em
desempenho.
Mas, o que significa a força que a moto atinge? Ela é importante para
a pilotagem? Existem diferenças entre potência, cilindrada e torque e é
possível aproveitar a relação entre esses atributos para uma pilotagem
mais segura, tanto na cidade como em rodovias.
Entenda e pondere
Cilindradaé a capacidade cúbica (cm³) de combustível e ar que cabe dentro de um recipiente no motor chamado cilindro. Já a potência é medida por cavalos vapor (cv) ou Horse Power (HP) e refere-se à velocidade final que uma moto atinge.
O torque é a força que a moto possui para a saída e a
retomada de velocidade, medida em kgf-m. Esta capacidade de retomada de
velocidade (rapidez em retomada de aceleração) é a mais importante para o
piloto defensivo, pois a moto terá um poder de saída mais rápido e um
poder de ultrapassagens mais seguras. Uma dica preciosa, principalmente
para as motos de pequeno porte e cilindrada.
A moto com maior cilindrada é mais rápida ou mais potente?
Comparamos duas motos famosas para você entender a diferença: CB 600 F
Hornet, com 600 cm³ e 102 cv, e Bandit 1250 cm³ e 98 cv. Se você quiser
atingir maior velocidade final, escolha uma Hornet. Se quiser uma maior
retomada de velocidade, ou uma saída de trator, ‘enrugando’ asfalto,
escolha a Bandit 1250.
Uma moto de grande potência não oferece, necessariamente, o melhor em desempenho.
Um exemplo disso é a Hayabusa com 197 cv, 220 kg a seco e entre eixos
de 1,480 mm, em comparação a uma GSX 1000 R, com 185 cv (sem indução de
ar), 172 kg a seco e entre eixos 1,415 mm. Sem dúvida, o melhor
desempenho é daquela de menor peso, menor entre eixos (curvas mais
rápidas e curtas). Ou seja, melhor relação peso/potência, entre outros
fatores.
Não pense só em cilindrada
Ao adquirir sua moto, considere como o torque ou a potência poderão
lhe ajudar na pilotagem. Não pense somente em velocidade final. Leve em
conta a força de retomada de acelerações, pois, mais importante do que
ganhar uma corrida é ultrapassar com segurança, ou ter uma saída mais
rápida e segura do que um carro que está na sua cola no semáforo. Em
motos de menor cilindrada o que vale é pesquisar o torque que elas
oferecem. Nesses casos, a velocidade é o de menos. O importante é garantir segurança no trânsito. A falta de torque nessas motos pode até mesmo provocar a queda de parafusos, fundir motores e soltar escapamentos.
Informação é tudo
Para finalizar, uma boa dica é testar os conhecimentos do vendedor da
loja. Pergunte sobre a ficha técnica da moto. Pesquise peso, torque e
potência antes de ir à compra. Não se iluda com uma moto de maior
potência mas que não tem torque para suportar piloto, garupa e o peso da
própria moto. O melhor mesmo é se informar, questionar e analisar o que
a moto lhe oferece em relação ao que você realmente precisa.
Via Diário do Nordeste – Seção Motos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, esteja a vontade para acessar todo o conteúdo do blog.