quarta-feira, 2 de abril de 2014

Torque, cilindrada e potência – entenda a diferença.

Antes de comprar uma moto, fique atento a três características básicas: torque, cilindrada e potência. Compreender a diferença entre elas e o que deve ser levado em consideração na hora da escolha é fundamental.
Muitos pilotos novatos quebrem a cabeça com o significado desses termos. Mas, mesmo alguns veteranos sentem dificuldade para entender a diferença entre torque, cilindrada e potência e o que isso influencia na velocidade da motocicleta.
Torque, cilindrada e potência - entenda a diferença.
Tudo é relativo
A moto com mais cilindrada nem sempre é a mais potente. Assim como uma moto de grande potência não significa que tenha o melhor em desempenho.
Mas, o que significa a força que a moto atinge? Ela é importante para a pilotagem? Existem diferenças entre potência, cilindrada e torque e é possível aproveitar a relação entre esses atributos para uma pilotagem mais segura, tanto na cidade como em rodovias.
Entenda e pondere
Cilindradaé a capacidade cúbica (cm³) de combustível e ar que cabe dentro de um recipiente no motor chamado cilindro. Já a potência é medida por cavalos vapor (cv) ou Horse Power (HP) e refere-se à velocidade final que uma moto atinge.
O torque é a força que a moto possui para a saída e a retomada de velocidade, medida em kgf-m. Esta capacidade de retomada de velocidade (rapidez em retomada de aceleração) é a mais importante para o piloto defensivo, pois a moto terá um poder de saída mais rápido e um poder de ultrapassagens mais seguras. Uma dica preciosa, principalmente para as motos de pequeno porte e cilindrada.
A moto com maior cilindrada é mais rápida ou mais potente?
Comparamos duas motos famosas para você entender a diferença: CB 600 F Hornet, com 600 cm³ e 102 cv, e Bandit 1250 cm³ e 98 cv. Se você quiser atingir maior velocidade final, escolha uma Hornet. Se quiser uma maior retomada de velocidade, ou uma saída de trator, ‘enrugando’ asfalto, escolha a Bandit 1250.
A moto com maior cilindrada é mais rápida ou mais potente?
Uma moto de grande potência não oferece, necessariamente, o melhor em desempenho. Um exemplo disso é a Hayabusa com 197 cv, 220 kg a seco e entre eixos de 1,480 mm, em comparação a uma GSX 1000 R, com 185 cv (sem indução de ar), 172 kg a seco e entre eixos 1,415 mm. Sem dúvida, o melhor desempenho é daquela de menor peso, menor entre eixos (curvas mais rápidas e curtas). Ou seja, melhor relação peso/potência, entre outros fatores.
Não pense só em cilindrada
Ao adquirir sua moto, considere como o torque ou a potência poderão lhe ajudar na pilotagem. Não pense somente em velocidade final. Leve em conta a força de retomada de acelerações, pois, mais importante do que ganhar uma corrida é ultrapassar com segurança, ou ter uma saída mais rápida e segura do que um carro que está na sua cola no semáforo. Em motos de menor cilindrada o que vale é pesquisar o torque que elas oferecem. Nesses casos, a velocidade é o de menos. O importante é garantir segurança no trânsito. A falta de torque nessas motos pode até mesmo provocar a queda de parafusos, fundir motores e soltar escapamentos.
Informação é tudo
Para finalizar, uma boa dica é testar os conhecimentos do vendedor da loja. Pergunte sobre a ficha técnica da moto. Pesquise peso, torque e potência antes de ir à compra. Não se iluda com uma moto de maior potência mas que não tem torque para suportar piloto, garupa e o peso da própria moto. O melhor mesmo é se informar, questionar e analisar o que a moto lhe oferece em relação ao que você realmente precisa.


Via Diário do Nordeste – Seção Motos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, esteja a vontade para acessar todo o conteúdo do blog.