03/01/2013 06h20
- Atualizado em
03/01/2013 17h23
G1 prepara lista que reúne modelos novos e atualizações previstas.
Motos potentes de média e alta cilindrada são destaques.
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Após um 2012 de vendas em queda,
o setor de motocicletas deverá ter um ano agitado. Para 2013, já existe
uma série de modelos confirmados e outros esperados pra desembarcar no
Brasil. Entre atualizações e novas motos, os grandes destaques deverão
ser as de média e alta cilindrada, que se consolidam no país. Enquanto,
no ano passado, as pequenas utilitárias puxaram as vendas para baixo, os
modelos acima de 500 cm³ apresentaram crescimento.O G1 preparou uma lista com as possíveis novidades para o mercado em 2013. Entre as novidades, estão modelos apresentados no Salão de Milão 2012 e no Salão de Colônia 2012. Grande parte estará no Salão Duas Rodas, que ocorre em outubro, em São Paulo.
BMW
O modelo de maior sucesso da BMW Motorrad foi totalmente alterado em 2012, fazendo sua estreia no Salão de Colônia, na Alemanha. Além de nova cara, a aventureira recebeu refrigeração líquida e o motor está mais forte, agora rendendo 125 cavalos de potência e 12,74 kgfm de torque. A suspensão passa contar com sistema semiativo, que se adapta automaticamente ao piso.
A BMW evoluiu a F 650 GS, que havia saído de linha no Brasil, transformando-a em F 700 GS. Apesar da nomenclatura, seu propulsor é o mesmo bicilíndrico de 798 cilindradas que equipa a F 800 GS. Ele gera 76 cavalos de potência e 7,85 kgfm de torque. Em relação a F 800 GS, a F 700 GS tem sugestão mais on-road, com roda de 19 polegadas na dianteira, com liga-leve em ambos os trens.
Renovada pela marca alemã em 2012, assim como a R 1200 GS, deve ser atualizada no Brasil. Em comparação com sua irmã maior, as modificações não foram tão grandes na F 800 GS. Além de retoque no visual, o modelo passa a contar com controle de estabilidade e suspensões de ajuste eletrônico como opcionais. A proposta segue aventureira, com roda raiada de 21 polegadas na dianteira.
Lançada mundialmente no Salão de Milão 2012, a F 800 GT chega às lojas da Europa em 2013. Durante a “première”, o presidente da BMW Motorrad, Stephan Schaller, confirmou ao G1 a chegada da GT ao Brasil, ainda sem data definida.
Utilizando a mesma base mecânica presente em F 800 GS e F 800 R, a GT tem a ambição de ser uma “grã-turismo”, ou seja, uma moto para longas viagens. É a evolução da antiga F 800 ST.
DAFRA
A Dafra confirmou ao G1 durante o Salão de Milão que apresentará dois novos scooters para o mercado brasileiro no próximo Salão Duas Rodas. No entanto, a empresa brasileira não revelou de qual de seus parceiros as novidades virão. Em Milão, a SYM apresentou nova versão do Citycom 300i (foto ao lado), que, segundo a Dafra, será evolução natural para o Brasil.
DUCATI
Após o anúncio do retorno da Ducati ao Brasil, com operação própria e linha de montagem em Manaus, as possibilidades são grandes. Aos poucos, a empresa deve ir disponibilizando suas motos no Brasil. A tradicional esportiva 848, com seu motor bicilíndrico de 140 cavalos, é uma das que poderão vir para o país.
A Diavel é o único modelo confirmado pela marca italiana para o Brasil até então. Ela já está sendo montada pela Dafra em Manaus e começa ser vendida em 2013, quando as primeiras lojas abrirem. Com estilo misto de custom e naked, o modelo tem "motorzão" de 1.198,4 cm³ e 162 cavalos de potência.
Apresentada pela Ducati no Salão de Milão 2012, a nova geração da Hypermotard tem o objetivo de ser mais acessível, em termos de pilotagem, que a antiga versão, mas mantendo a proposta de diversão. Conta com motor bicilíndrico de 821,1 cilindradas capaz de alcançar 110 cavalos de potência e 9,1 kgfm de torque.
Utilizando a mesma base da Hypermotard, a Hyperstrada foi a grande atração da Ducati no Salão de Milão 2012. Com proposta de ser mais estradeira que a Hypermotard, a Strada possui posição de pilotar mais confortável, bolha dianteira e malas laterais. O motor segue o mesmo, um bicilíndrico com injeção eletrônica e refrigeração líquida.
Modelo naked tradicional da marca italiana seria boa opção para o Brasil e tem tudo para ser o mais barato da Ducati por aqui. Seu conjunto é o mais simples da fabricante e conta com motor de 696 cilindradas, com 80 cavalos de potência e 7,0 kgfm de torque. Ainda existe a versão 796 e a 795, esta destinada à Ásia.
A motocicleta top de linha da "família Monster" também pode desembarcar no Brasil. A Monster 1100 possui componentes de melhor especificação e motor mais forte - 1078 cilindradas e 100 cavalos. Na foto ao lado está a versão especial Monster Diesel.
Um dos maiores sucesso da Ducati nos últimos anos, a Multistrada pode aproveitar o sucesso dos modelos de uso misto - on/off-road - para chegar ao Brasil. Em 2012, o modelo aventureiro foi atualizado, ganhando sutis alterações no visual. Apesar de aventureira, a Multistrada se sai melhor no asfalto e tem 150 cavalos.
Equipada com motor de 1199 cm³, capaz de gerar 155 cavalos de potência e 11,7 kgfm de torque, a Streetfighter é uma autêntica naked esportiva. Com freios e suspensões de alta performance, o modelo poderia chegar ao Brasil para brigar com a MV Agusta Brutale 1090.
Apesar de ter feito sua estreia mundial no Brasil, durante o Salão Duas Rodas 2011, a Streetfighter 848 ainda não chegou às lojas brasileiras. Com a reestruturação da empresa no país, ela deve ser uma das novidades por aqui. Seu motor tem 140 cavalos de potência máxima.
Desde seu lançamento, em 2011, no Salão de Milão, a 1199 Panigale se tornou desejo daqueles que gostam de esportivas. Com linhas agressivas, o modelo tem o motor bicilíndrico mais potente já fabricado, com 195 cavalos, informa a empresa. O pacote ainda traz ABS, controle de tração, suspensões com ajustes eletrônicos e acelerador eletrônico.
HARLEY-DAVIDSON
Em 2013, a Harley-Davidson comemora 110 anos de história e 4 modelos comemorativos serão lançados no Brasil - todos com grafismos e acabamentos especiais. A Dyna Super Glide Custom 110th Anniversary Edition é um deles. Ela chega custando R$ 41.900.
Equipada com motor de 1.700 cm³ e transmissão de seis velocidades, o modelo tem suspensão traseira ajustável a ar e freios Brembo, com discos duplos na dianteira e ABS de série. A moto conta com sistema de som, com quatro alto-falantes, manoplas com aquecimento, controle automático, e malas rígidas. Tem preço sugerido de R$ 74.900.
Com motor de dois cilindros e 1600 cm³, a Heritage Softail Classic 110th Anniversary Edition será uma das motos comemorativas disponíveis no Brasil. Ela possui transmissão de seis velocidades e freios com ABS de série. O preço sugerido pela Harley-Davidson é de R$ 54.900.
Utilizando como base um dos modelos de maior sucesso da empresa, a motocicleta mantém sua aparência dark. O modelo é tem motor de dois cilindros e 1600 cm³ em conjunto com transmissão de seis velocidades. Seu escapamento é duplo e os freios possuem ABS de série. A Fat Boy Special 110th Anniversary Edition custa R$ 53.500.
HONDA
Após o lançamento da Yamaha Fazer 250 flex em 2012, a Honda confirmou para 2013 a chegada versão bicombustível da CB 300R. De acordo com a Honda, a moto chega às lojas ainda em janeiro. Além de receber o motor que roda com gasolina e álcool, o modelo passou por um sutil facelift. A principal mudança foi a inserção de novos defletores laterais, que ficaram parecidos com os da CB 1000R.
Principal lançamento mundial do ano, a linha CB 500 revive um nome de sucesso no passado da marca. O modelo base, que dá origem a outros dois, é a CB 500F, com características de uma naked é a mais similar à CB 500 da década de 1990, que fez muitos fãs no Brasil. Feita para ser uma moto barata na Europa, é a que tem mais chances de vir ao país. Ela possui motor de dois cilindros de 48 cavalos de potência e 4,38 kgfm de torque.
Com a mesma base da CB 500F, a CB 500X é uma versão da moto “vestida” de aventureira. Com suspensões de curso maior que a da naked, a X tem características similares a NC 700X, que já é vendida no Brasil. Sua posição de pilotagem é mais confortável tanque leva até 17,3 litros de combustível, mostrando suas aptidões para longas viagens.
Também utilizando o conjunto mecânico da CB 500F, a CBR 500R já mostra pelo seu nome ter uma pegada mais “racing”. Recebendo uma carenagem integral, ela tem como objetivo ser uma esportiva acessível da fabricante japonesa. Dentro da linha da Honda, ela está posicionada entre a CBR 250R e a CBR 600F. Assim como CB 500F e CB 500X, a R ainda não está confirmada para o Brasil.
Uma das novidades da marca no Salão de Milão 2012, a CBR 600 RR foi remodelada e deve naturalmente substituir a atual versão vendida por aqui, apesar de a Honda ainda não ter confirmado data.
Fugindo do visual empregado na CBR 1000 RR, a 600 recebeu alterações na estética, que possui estilo retrô. Segundo a empresa, a injeção eletrônica foi reprogramada, trazendo mais linearidade ao conjunto.
Destinada para crianças de 8 a 11 anos, a CRF 110F estará disponível para venda no Brasil a partir de fevereiro de 2013, ainda sem preço definido. O modelo é opção para lazer off-road de pequenos motociclistas. Com sua chegada, a CRF 110F torna-se o degrau posterior àqueles que se iniciaram com a CRF 50F.
Utilizando como base o mesmo motor da CBR 250R, a trail CRF 250L há estava na lista do G1 de motos esperadas para 2012, após a Honda confirmar a vinda, no Salão do Japão 2011, mas o modelo só vai chegar ao Brasil em fevereiro deste ano.
Em princípio, a motocicleta de chegará ao país importada, como também ocorre com a esportiva. A proposta da CRF é ser uma moto de uso misto, tanto para o asfalto como para a terra. No entanto, suas aptidões off-road são superiores às da XRE 300, sendo similares a antiga Tornado.
Com motor monocilíndrico de 153 cilindradas, o scooter PCX 150 será lançado no Brasil em abril, informa a Honda. Ele será produzido em Manaus e conta com sistema “start/stop”, que desliga automaticamente o motor ao parar o veículo, num semáforo, por exemplo, e liga novamente ao girar o acelerador. O dispositivo era inédito, até então, no país, para motos. Segundo a marca, mesmo com a chegada deste novo modelo, o Lead 110 será mantido em linha.
Além da CB 300R, outra Honda a ganhar sistema bicombustível será a XRE 300. Prevista para estrear no Brasil ainda em janeiro, ela sofreu leves alterações no visual, sobretudo no desenho das carenagens laterais do tanque. A XRE 300 flex será a primeira de sua categoria, de motos com motor 250/300 on/off-road, a poder rodar com etanol e gasolina.
HUSQVARNA
Após anunciar o retorno da Husqvarna ao Brasil para este ano, a BMW, dona da marca, mantém segredo sobre os modelos que comercializará no país. A empresa anunciou apenas duas motos off-road, mas a grande expectativa fica por conta de modelos de rua, como a Nuda 900. Este modelo tem como base a BMW F 800R e seu motor gera 105 cavalos.
Outro modelo que pode desembarcar no Brasil, e também faz uso da base de uma moto BMW, é a TR 650 Strada. A motocicleta, apresentada em 2012, tem o conjunto da G 650 GS, mas com visual típico da Husqvarna. O motor é um monocilíndrico de 58 cv a 7.250 rpm e 6,11 kgfm de torque máximo.
Versão com características mais off-road da TR 650 Strada, a Terra é mais similar à G 650 GS Sertao. Também levando a mesma base de motorização, o modelo conta com rodas raiadas; a dianteira tem 21 polegadas de diâmetro, ressaltando seu aspecto de fora de estrada.
Apesar de nos últimos anos a Husqvarna ter investido em modelos para rua, a empresa de origem sueca, que tem sua sede atual na Itália, é conhecida por seus modelos de competição e lazer off-road. Para 2013, está confirmada para o Brasil a chegada da TE 310R, moto destinada à prática de enduro. Também será lançada a TE 447.
KAWASAKI
Revelada no Salão de Colônia 2012, a Z800 é a evolução da Z750, naked que atualmente é vendida no Brasil. A promoção feita pela Kawasaki no Brasil para a 750, que agora parte de R$ 29.990, indica que a nova geração deve chegar em breve. Além de novo visual, a Z800 tem novo motor de 806 cilindradas que rende 113 cavalos de potência.
Outra atualização esperada para o Brasil é a da esportiva ZX-6R. Contando agora com motor de 636 cilindradas, a moto alcança 131 cavalos de potência máxima - antes eram 128. Seu visual foi renovado e entre as novidades técnicas está o controle de tração, que evita a derrapagem da roda traseira em acelerações.
KTM
Prometida para o Brasil em 2012, a KTM 200 Duke ainda não chegou ao país. Uma disputa jurídica entre a marca e seu representante no Brasil impede o início das vendas, e a operação está suspensa. Caso o problema seja resolvido, um dos produtos a chegar deverá ser a pequena naked, que tem motor de 26 cv.
MV AGUSTA
A Dafra, representante da MV Agusta no Brasil, confirmou que a Brutale 675 será uma novidade da empresa italiana para o país em 2013. Como os outros modelos da MV no Brasil, ela será montada pela Dafra em sua fábrica em Manaus.
A estreia mundial da naked foi em 2011 e ela é porta de entrada para a “família Brutale”, com motor de três cilindros e 675 cilindradas. Este propulsor gera 110 cv a 10.600 e 6,63 mkgf a 10.600 rpm.
SUZUKI
Chamada de GW 250 na China, país onde é produzida, a Inazuma 250 tem tudo para pintar no Brasil em 2013. A Suzuki segue como única das grandes marcas no Brasil a ainda não apostar no segmento de 250 cilindradas. A Inazuma tem motor bicilíndrico de 249 cilindradas, com refrigeração líquida e injeção eletrônica. Ele rende 24,5 cavalos.
TRIUMPH
Além dos seis modelos lançados em 2012, no retorno da Triumph ao Brasil, a marca britânica confirmou para 2013 a chegada da nova geração da esportiva Daytona 675. A moto foi revelada no Salão de Milão 2012 e será montada na fábrica da empresa em Manaus. Chassi, visual e motor tricilíndrico foram renovados e a Daytona agora chega a 128 cavalos de potência.
Outra novidade já anunciada pela Triumph para 2013 no Brasil é a Street Triple. Produto mais acessível, tanto em preço como em pilotagem, do que a Speed Triple, a Street Triple teve evolução apresentada no Salão de Colônia 2012. Com visual mais moderno, a moto ganhou novo chassi, mais leve, e teve melhorias dinâmicas e de motor.
YAMAHA
A Yamaha realizou sutis mudanças na XJ6 N no exterior e essa renovação deve chegar ao Brasil em 2013. Além de ganhar mais componentes negros no conjunto, a XJ6 teve as carenagens do farol dianteiro redesenhadas. Os piscas passam a ser transparentes, no lugar dos antigos amarelos.
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