A Tourer da Yamaha se chama FJ-09 e tem como base a naked MT-09. A fabricante não conseguiu manter segredo sobre sua novidade desde o principio. Primeiro foi o registro direto do nome “FJ-09” deixando claro que uma variação da MT-09 estaria por vir. Depois foram as fotos em preto e branco utilizadas para patentear a aparência da novidade que surgiram na rede. E agora uma falha acidental de algum funcionário da Yamaha dos EUA fez com que a foto oficial da nova FJ-09 acabasse indo parar diretamente no site americano da fabricante.
Assim que o erro foi percebido a imagem foi rapidamente retirada do site, porém, já era tarde demais até que alguns sites especializados já estivessem com a imagem em seu poder. Abaixo segue o flagra da nova FJ-09 que vazou na página oficial da Yamaha EUA.
Nova Yamaha FJ-09
Com aspecto e quase toda sua característica voltada para uma Tourer (Turismo) a nova Yamaha FJ-09 também traz detalhes que remetem a uma aventureira, como os protetores de mão ou o para-brisa. Seu design é muito parecido com a nova Versys 650, da Kawasaki.
Sem muitas informações sobre o modelo fica perceptível que ela usa como base a estrutura mecânica da MT-09. Talvez o propulsor seja exatamente o mesmo, um motor de 3 cilindros, com refrigeração líquida, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas e 847cc que é capaz de gerar 115cv de potência e torque máximo de 8,9kgf.m, ou, talvez surjam algumas modificações para empregar o estilo Tourer na novidade.
O lançamento da nova Yamaha FJ-09 deve ocorrer no próximo Salão de Milão 2014 que ocorre no início de novembro. A novidade será comercializada inicialmente na Europa e EUA.
Ficha Técnica Yamaha FJ-09 (base MT-09)
Tipo de motor
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3 cilindros, refrigeração líquida, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas
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Cilindrada
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847 cm³
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Diâmetro x curso
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78,0 mm x 59,1 mm
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Taxa de compressão
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11,5 : 1
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Potência máxima
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84,6 kW (115CV) @ 10.000 rpm
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Binário máximo
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87,5 Nm (8,9 kg-m) @ 8.500 rpm
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Sistema de lubrificação
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Cárter húmido
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Tipo de embraiagem
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Húmida, Multidisco
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Alimentação
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Alimentação
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Sistema de ignição
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TCI
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Sistema de arranque
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Eléctrico
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Sistema de transmissão
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, 6 velocidades
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Transmissão final
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Corrente
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Quadro
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Diamante
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Sistema de suspensão dianteira
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Forquilha telescópica
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Curso dianteiro
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137 mm
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Ângulo do avanço de roda
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25º
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Trilho
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103 mm
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Sistema de suspensão traseira
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Braço oscilante, Tipo Link
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Curso traseiro
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130 mm
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Freio dianteiro
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Disco duplo hidráulico, Ø 298 mm
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Freio traseiro
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Monodisco hidráulico, Ø 245 mm
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Pneu dianteiro
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120/70ZR17M/C (58W) (Tubeless)
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Pneu traseiro
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180/55ZR17M/C (73W) (Tubeless)
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Comprimento total
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2.075 mm
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Largura total
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815 mm
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Altura total
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1.135 mm
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Altura do assento
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815 mm
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Distância entre eixos
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1.440 mm
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Distância mínima ao solo
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135 mm
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Peso (incluindo óleo e gasolina)
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188 kg / ABS 191 kg
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Capacidade Dep. Combustível
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14 L
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Capacidade Dep. Óleo
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3,4 L
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Fonte: Motorede.com.br
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