O que podem possuir em comum produtos como pianos, órgão eletrônicos, motocicletas, carrinhos de golfe, motores de popa e Jet-ski? A tradição e a qualidade da marca japonesa YAMAHA, reconhecida por milhões de pessoas no mundo, desde músicos à motociclistas e golfistas, por seus produtos de alta durabilidade e eficiência.
A história
A história da empresa começou em 1887 quando Torakusu Yamaha, que consertava órgãos avariados numa escola primária, teve a idéia de construir ele mesmo seus próprios órgãos.
Superou grandes dificuldades e teve sucesso na produção do primeiro órgão de bambu feito no Japão. Foi então que ele resolveu formar a Yamaha Reed Organ Manufacturing Company no ano seguinte. Em 1892 a empresa já exportava seus primeiros 78 órgãos para outros países da Ásia. No dia 12 de outubro de 1897, ele fundou oficialmente a Nippon Gakki Co. Limited (literalmente “Japan Musical Instrument Manufacturing Co.”) em Hamamatsu, prefeitura de Shizuoka no Japão, responsável pela idealização do primeiro piano japonês. O desenvolvimento da arte de criar instrumentos musicais veio como uma conseqüência natural.
-
No início do novo século, a empresa produziu seu primeiro piano de tamanho grande. Pouco depois, em 1904, o piano e o órgão YAMAHA receberam o grande prêmio na Feira Mundial de St. Louis, ganhando assim reconhecimento mundial. Nas décadas seguintes a YAMAHA diversificou sua linha de produtos com o lançamentos de novos tipos de instrumentos musicais como harpas, guitarras e violões, além de inaugurar, em 1930, um laboratório acústico de pesquisa e um centro de desenvolvimentos de novos produtos. A história da empresa começaria a mudar depois da Segunda Guerra Mundial, quando o presidente da YAMAHA Genichi Kawakami, resolveu utilizar as máquinas que fabricavam peças de aviões durante a guerra e o conhecimento em tecnologias metalúrgicas para a fabricação de motocicletas em série. A primeira motocicleta da empresa foi a YA-1 (conhecida pelos entusiastas japoneses como Akatombo, a “libelula vermelha”, devido as suas formas simples e uma moderna cor marrom avermelhada), da qual foram construídas 125 unidades no primeiro ano de produção, em 1954. Foi então que no mês de junho de 1955 ocorreu a fundação da YAMAHA MOTORS CORPORATION.
YA1 125cc de 1955
Em 1955 foi fundada a Yamaha Motor Co. Ltd. no Japão e entrava em produção a YA1 de 125 cc monocilíndrica de dois tempos, utilizando-se das máquinas na fabricação de peças de aviões. A YA1 foi baseado no modelo 2 tempos de maior sucesso de vendas mundial até a data, a DKW RT125. O Y era de Yamaha e o A e 1 eram uma alusão a primeira moto. Ficou conhecida como "Aka-tombo" ou “Dragão Vermelho”. Ficou em produção até 1956 e já começou ganhando a corrida da subida do Monte Fuji, dentro do espírito de desafio que até hoje norteia o grupo.
YD1 de 1957
O modelo seguinte trazia a novidade dos dois cilindros, a YD1 lançada em 1957. Com motor bicilíndrico, dois tempos de 250 cc, potência máxima de 14,5cv a 6000rpm também foi baseada em um modelo DKW, a RT175. As YD1 foram utilizadas com sucesso em competições.
A Yamaha ficou famosa com essa fórmula de 2 tempos x 2 cilindros e a propaganda abaixo mostra a árvore de modelos que se seguiram a YD1.
YDS1 250cc 1967
A YDS1 foi lançada também em 1957 com o mesmo diâmetro e curso dos pistões da YD1, mesma cilindrada, mas com potência elevada para 20 cv a 7500 rpm.
RD48 de 1961
Em 1957 no Japão iniciou-se o projeto para a criação de uma moto especificamente para competições: nasceu a RD48. Esta moto começou a competir no Mundial de Velocidade de 1961. Nessa época o R significava Racing e o D a cilindrada de 250cc, embora a RD48 tivesse 246 cc.
Em 1962 nascia a RD56 com 249 cc e câmbio de 6 marchas. Estas motos competiam com as melhores do mundo.
Entre 1962 e 1964 nas corridas categoria estreantes, a Yamaha TD1 fazia sucesso (o T seria uma referência a famosa Tourist Trophy que ocorre desde 1907 na Ilha de Man na Grã-Bretanha). Com 246cc, cilindros de alumínio e potência máxima de 32 CV a 8500 rpm, a TD1 gerou uma linha de motos de passeio, a YDS2. Nessa época havia uma clara divisão entre 3 séries: linha YDS destinada ao uso passeio por ser mais comportada; a linha TD esportiva de série e; a linha RD utilizada exclusivamente em competições.
1963 É lançada a linha YF de 50cc e a linha YG de 80cc com diversos modelos de 2 tempos.
FT1 Mini Enduro de 1968
YDS3 de 1964
Em 1964 surgiu a YDS3, primeiro modelo da marca a possuir sistema automático de lubrificação "autolube" .
Y - A7 125cc de 1964
Um dos modelos de maior sucesso da Yamaha foi o Y-A7 de 125cc lançado em 1964 e que ficou em linha até 1973.
TD1 1968
Até 1968 a linha TD1 continuou sempre como 250cc com a TD1 B e a TD1 C.
R3 de 1969
Em 1969 surgiu a Yamaha TD2 – primeira motocicleta de série a vencer um GP, tornando-se campeã mundial de 250cc em 1971. Surgiu também a R3 de passeio de 350cc, mais pesada e de curso mais longo que o modelo R5 lançado no ano seguinte.
Em 1970 a empresa, que já era uma das maiores montadoras de motocicletas no mundo, oferecendo aos consumidores aproximadamente 20 modelos de motos, que iam desde 50cc à 350cc.
Em 1973 a empresa atingiu uma marca histórica quando a produção rompeu a barreira de 1 milhão de unidades produzidas. Ainda nessa década, os modelos esportivos RD 250LC e RD350LCA fizeram um enorme sucesso, elevando ainda mais as vendas globais da YAMAHA. No começo da década de 80 a produção de motocicletas atingiu a marca de 2.2 milhões de unidades fabricadas. Foi ainda nesta década que a YAMAHA introduziu as motos compactas XJ, que iam de 550cc até 1100cc, além das motos de extremamente potentes como a 750cc e 1000cc.
-
Sucesso nas pistas
Em outubro de 1987, no seu 100º aniversário, o nome da empresa foi mudado para Yamaha Corporation, e dois anos depois, fabricou o primeiro gravador de CD do mundo. Nas décadas seguintes a YAMAHA lançou no mercado inúmeros novos modelos de motocicletas, conquistou títulos e competições esportivas e se transformou em uma das mais importantes empresas do Japão no mundo.
A YAMAHA tem uma longa herança e tradição em corridas de motociclismo, onde teve a sua equipe vencedora com diversas máquinas, e em diversas categorias, desde motocross até competições de pistas. A montadora japonesa também teve grande sucesso com pilotos como Bob Hannah, Kenny Roberts, Chade Reed, Jeremy McGrath, Stefan Merriman, Wayne Rainey e, mais recentemente, Valentino Rossi e James Stewart. A YAMAHA ficou conhecida como a criadora da motocicleta de motocross moderna, pois foi a primeira empresa a construir em série uma motocicleta mono-choque para cross (modelos de 250 cc e 400 cc em 1975, e um modelo de 125 cc em 1976) e uma das primeiras a ter em sua linha uma motocicleta de cross refrigerada agua(e 1981) .
A linha do tempo
1942
● Lançamento de sua primeira guitarra acústica.
1956
● Lançamento da motocicleta YC-1, uma versão de luxo da YA-1 que imediatamente chamou a atenção do público.
1959
● Lançamento da YDS-1, motocicleta equipada com motor de 20cv e quadro tubular em aço, que garantiam um desempenho sem precedentes para a época. Características como a 1ª transmissão de 5 velocidades e painel de instrumentos com contador de rotações, chamou a atenção dos condutores que rapidamente a apelidaram como o “1º modelo esportivo japonês”.
1960
● Início da fabricação dos motores de popa.
1965
● Início da fabricação dos primeiros instrumentos de sopro, como o trompete.
1968
● Lançamento do primeiro Snowmobile (espécie de moto para neve), fazendo com que a empresa ingressasse em um novo segmento de mercado.
● Lançamento da DT-1 Enduro, primeira motocicleta que poderia ser utilizada tanto na cidade (andando no asfalto) como para fazer trilhas (andando em terrenos irregulares).
● Lançamento de sua primeira linha de equipamentos hi-fi stereo.
1970
● Lançamento de sua primeira motocicleta 4 tempos com motor 650cc. A XS-1 rapidamente se tornou popular como um modelo esportivo leve e compacto, conseguido com a montagem de um motor vertical OHC, caracterizado principalmente pela sua reduzida dimensão num chassi compacto.
1971
● Início da produção de semicondutores.
1972
● Lançamento da motocicleta TX 750, primeiro modelo de 750cc a ser produzido em série.
1973
● Lançamento da motocicleta TX 500, uma motocicleta super esportiva sendo a primeira a ter um motor DOHC com 4 válvulas por cilindro de elevada potência.
● Lançamento do primeiro modelo de kart.
1975
● Lançamento dos primeiros modelos de carrinhos de golfe.
1976
● Início da produção de pianos elétricos e eletrônicos.
● Lançamento do primeiro motor marítimo movido a diesel.
● Lançamento da motocicleta XT 500, desenvolvida como uma máquina de enduro para provas no deserto.
1977
● Lançamento da XS Eleven, na época a maior motocicleta produzida por fabricantes japoneses.
1978
● Lançamento da XS-650 Special, modelo responsável boom de vendas no mercado americano. Com características como guidão estilo chopper, assento e banco extremamente confortável, rodas de 16'', este modelo vês enorme sucesso entre os motociclistas mais exigentes.
● Lançamento no mercado americano do carro de golfe movido a gás.
1981
● Lançamento da XJ-750E, modelo que personificou mais do que qualquer um o ideal da YAMAHA em construir motocicletas elegantes, compactas e divertidas de conduzir.
1982
● Lançamento da XJ-650 TURBO, equipada com o 1º sistema de carburador com turbo do mundo. Entre outras características marcantes, este modelo tinha um sistema de turbo com injeção eletrônica de combustível. O desenho aerodinâmico das suas carenagens foi resultado de vários testes em túnel de vento e da utilização da tecnologia de construção da divisão Marine da empresa.
1983
● Lançamento da XVD-1200D VNTURE ROYALE, na época a moto de maior cilindrada e potência, desenvolvida como uma touring de longas distâncias para o mercado norte americano. Entre suas muitas características se destacava um motor V4 de refrigeração liquida DOHC e sistema de controle da suspensão por computador.
1985
● Lançamento da FZ-750, equipada com motor de 5 válvulas DOHC com 4 cilindros em paralelo, uma inovação que resultou em mais potência e estabilidade.
1990
● Lançamento da VMAX 1200, motocicleta que oferecia aos condutores uma máquina de turismo com uma experiência de condução distinta. Com um motor de refrigeração liquida V-4 de 1200cc e componentes distintos e de qualidade elevada, este modelo foi um sucesso no mercado japonês.
A evolução visual
O emblema da YAMAHA MOTOR, um arranjo de três diapasões usados para afinar instrumentos musicais, foi definido pela Nippon Gakki em 1898 e tem sido usado pela empresa desde a sua fundação. Esses três diapasões no emblema original incorporavam a idéia de “três braços de produção, marketing e tecnologia ousadamente ascendendo para o mundo”. Na imagem abaixo é possível acompanhar a evolução do logotipo da divisão de instrumentos musicais da empresa.
Atualmente a YAMAHA utiliza diferentes cores em seu logotipo para designar suas diferentes divisões de produtos.
A marca no Brasil
A YAMAHA se instalou no Brasil em 1970 para iniciar a importação e distribuição de motocicletas, motores de popa, peças genuínas e prestação de assistência técnica através de Rede de Concessionárias Autorizadas. Não foi só a cultura oriental que os japoneses trouxeram para o Brasil. Nessa época chegaram as primeiras motocicletas de média cilindrada e as famosas 650 quatro tempos. Em 1973 a empresa começou a comercializar seus famosos instrumentos musicais no país. Já em 1974 é produzida, em uma fábrica recém-inaugurada em Guarulhos (São Paulo), a RD 50, logo afetuosamente chamada de “cinquentinha”, a primeira motocicleta nacional. Em seguida apresentou os modelos RD75 e RS125, proporcionando ao consumidor uma ascensão gradativa do modelo de 50 cc. Em 1978, novamente o pioneirismo da empresa se faz presente com o lançamento do modelo TT 125, instituindo assim, o segmento de motocicletas on/off-road no mercado das motocicletas nacionais. Em 1985, a YAMAHA consolida ainda mais suas raízes no Brasil, inaugurando, na Zona Franca de Manaus, a Yamaha Motor da Amazônia, sua segunda fábrica.
A famosa RD 350, uma esportiva que se consagrou junto aos motociclistas, foi lançada no ano de 1986. Pouco depois, em 1988, com o lançamento da XT 600 Z Teneré, a YAMAHA apostava no forte potencial do mercado on/off-road de média/grande cilindrada. Também nesse ano aconteceu a instalação da linha de produção de motores de popa, com o lançamento dos motores de 15 e 25 hp de potência. O mercado ganhou força e a YAMAHA ampliou a sua gama de produtos com os veículos aquáticos. Atenta aos desejos do consumidor, a empresa iniciou, em 1992, a importação de vários modelos de motos mais potentes como: FZR 1000, XTZ 750 Super Ténéré e FJ 1200, além dos modelos de motos aquáticas. Acompanhando as tendências mundiais e aprimorando as tecnologias dos motores quatro tempos, lançou, em 1997, a XT 225, primeira motocicleta on/off road de pequena/média cilindrada de quatro tempos produzida no Brasil. Um ano depois, foi a vez do lançamento do scooter Jog Teen, primeiro ciclomotor desenvolvido originalmente de acordo com as novas leis de trânsito.
A marca no mundo
A YAMAHA, segunda maior produtora de motocicletas do mundo e maior fabricante de instrumentos musicais, oferece uma oferta variada de produtos, incluindo instrumentos musicais (pianos, órgãos, percussão, guitarras, flautas, baterias, violinos, violas, violoncelos e vibrafones), circuitos integrados, veículos (desde motos até quadrciclos e jetski), eletrônica de consumo e robôs industriais, que são comercializados em mais de 120 países no mundo. Os maiores mercados da empresa estão concentrados na Ásia e na América do Norte. A divisão musical gera um faturamento de US$ aproximadamente US$ 5.2 bilhões, enquanto a divisão Motor fatura US$ 16 bilhões.
Você sabia?
● Desde o estabelecimento da Fundação Musical Yamaha, em 1966, foi criado um amplo leque de atividades musicais no âmbito social, incluindo as escolas de música Yamaha e o Concerto Júnior Original. A importante idéia de promover e ajudar à educação musical e á sua popularização no mundo é um dos elementos mais significativos que distingue a YAMAHA da sua concorrência.
Fonte: informações retiradas e compiadas do site oficial da empresa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, esteja a vontade para acessar todo o conteúdo do blog.