terça-feira, 20 de agosto de 2013

Um pouco da história do surgimento das motocicletas pelo mundo

Em busca de informações sobre a história dessas máquinas maravilhosas que chamamos de Motocicletas, encontramos na Wikipedia, sites estrangeiros e em vários outros, com conteúdos bastante diversos e, ao mesmo tempo, com diversos relatos da história do surgimento das motocicletas. 

Esperamos que gostem.

HISTÓRIA DA MOTOCICLETA - Parte I
Fonte: Wikipedia 

A história da motocicleta começa na segunda metade do século 19. Elas são descendentes da "bicicleta de segurança", uma bicicleta com rodas dianteiras e traseiras do mesmo tamanho e um mecanismo de manivela de pedal para impulsionar a roda traseira. Apesar de alguns primeiros marcos no seu desenvolvimento, as motocicletas não têm uma história de início de forma rígida que pode ser rastreada até uma única idéia ou máquina. Em vez disso, a ideia parece ter ocorrido a vários engenheiros e inventores de toda a Europa em torno do mesmo tempo. 

A motocicleta (também chamada de moto, bike ou ciclo) é um veículo que deixa um rastro único, de duas rodas e é um. Motocicletas variam consideravelmente, dependendo da tarefa para a qual foram concebidas, tais como de longa distância ou de viagem, de tráfego urbano, para esportes, corridas, off-road, etc. 

As motocicletas são uma das formas mais acessíveis do transporte motorizado em muitas partes do mundo e, para a maioria da população mundial, elas também são o tipo mais comum de veículo a motor. Existem cerca de 200 milhões de motocicletas (incluídos os ciclomotores, motonetas, bicicletas motorizadas, e outras duas movidas a três rodas) em uso no mundo, ou cerca de 33 motos por 1000 pessoas. Isso se compara a cerca de 590 milhões de veículos, ou cerca de 91 por 1000 pessoas. A maioria das motocicletas, 58%, estão nos países em desenvolvimento da Ásia - Sul e Leste da Ásia, e os países da Ásia-Pacífico, excluindo o Japão -, enquanto 33% dos carros (195 milhões) estão concentradas nos Estados Unidos e Japão. A partir de 2002 , a Índia com uma estimativa de 37 milhões de motociclos / ciclomotores possuía o maior número de veículos motorizados de duas rodas do mundo. A China veio em segundo lugar com 34 milhões de motocicletas / motonetas.

OS PIONEIROS

O poder do vapor

Na década de 1860 Pierre Michaux , um ferreiro em Paris, fundou o "Michaux et Cie (Michaux e companhia), a primeira empresa a construir bicicletas com pedais chamado de velocípede na época, ou "Michauline". A primeira motocicleta a vapor, o velocípede a vapor Michaux-Perreaux , pode ser rastreada até 1867, quando o filho de Pierre Ernest Michaux montou um motor a vapor pequeno para um dos "velocípedes". 

O projeto foi para os EUA, quando Pierre Lallement, um funcionário de Michaux, que também alegou ter desenvolvido o protótipo em 1863, pediu a patente da primeira bicicleta no escritório de patentes dos EUA em 1866. Em 1868, um americano, Sylvester Roper H. de Roxbury, Massachusetts desenvolveu um velocípede a vapor com dois cilindros e com uma caldeira a carvão entre as rodas. A contribuição de Roper para o desenvolvimento da moto terminou de repente, quando ele morreu demonstrando uma de suas máquinas em Cambridge, Massachusetts, em 01 junho de 1896.

Também em 1868, um engenheiro francês Louis-Guillaume Perreaux patenteou uma máquina a vapor semelhante, movida a único cilindro, o velocípede a vapor Michaux-Perreaux , com um queimador de álcool e correias de transmissão twin, que possivelmente foi inventado independentemente de Roper. Embora a patente seja datada de 1868, nada indica que a invenção já havia sido construída antes de 1871. 

Em 1881, Lúcio Copeland de Phoenix, Arizona, projetou uma caldeira a vapor muito menor, que poderia conduzir a grande roda traseira de uma "Star-farthing centavo" com ciclo de 12 mph.

Em 1887, Copeland formou a Northrop Manufacturing Co. e priduziu o primeiro sucesso 'Moto-Cycle "(na verdade um wheeler três).

O PODER DO PETRÓLEO

A primeira combustão interna ,a utilizar o petróleo foi a motocicleta abastecida Reitwagen Petroleum, foi projetada e construída pelo inventor alemão Gottlieb DaimlerWilhelm Maybach, em Bad Cannstatt, perto de Stuttgart, Alemanha, em 1885. Foi o primeiro veículo movido a petróleo, rodando com a utilização de gasolina. Motores anteriores desenhados por Nikolaus Otto tinham sido alimentado por gás de cidade. O nome alemão Reitwagen significa "carro andando". Daimler criou esta máquina apenas como teste para provar que seu motor, tal qual o Relógio de seu avô, poderia trabalhar em um veículo.

Esse veículo era diferente das bicicletas da época em que tinham zero graus de ângulo de eixo de direção e não tinham o garfo ompensado e, assim, não usava os princípios da dinâmica das bicicletas e motocicletas desenvolvidas quase 70 anos antes. Em vez disso, se baseou em duas rodas outrigger para permanecer em pé enquanto giravam. Os inventores chamaram sua invenção de Reitwagen ("andar de carro"). Ela foi projetada como teste como expediente para seu novo motor, um protótipo em vez de um veículo de verdade.

Foto da Daimler Reitwagen

Muitas autoridades excluem a motocicleta a vapor, elétrica ou diesel de duas rodas a partir da definição de uma motocicleta de verdade, uma Daimler Reitwagen como sendo a primeira motocicleta do mundo.

Se um veículo de duas rodas com propulsão a vapor é considerada uma motocicleta, em seguida, a primeira foi o velocípede a vapor de Michaux-Perreaux de 1868. 

Sendo seguido pelo Roper velocípede a vapor americano de 1869, construído por Sylvester H . Roper Roxbury, Massachusetts . Roper demonstrou sua máquina em feiras e circos no leste os EUA em 1867, e construiu um total de 10 exemplos.

PRIMEIROS PRODUTOS COMERCIAIS

Na década de 1880, dezenas de modelos e máquinas surgiram, particularmente na França, Alemanha e Inglaterra, e logo se espalhou para a América. Durante este período inicial da história da motocicleta, haviam muitos fabricantes, já que as fabricantes de bicicletas foram adaptando seus projetos para o novo motor de combustão interno

Em 1894, a Hildebrand & Wolfmüller se tornou a primeira motocicleta disponível para aquisição do público, e o primeiro a receber o nome de motocicleta (em alemão: Motorrad). No entanto, apenas algumas centenas de exemplares desta motocicleta foram construídas. Logo, como os motores ficaram mais potentes e projetos expandiram para fora, originando de bicicletas. O número de produtores de motos aumentou. A primeira motocicleta conhecida nos Estados Unidos foi levada a Nova York por um francês através do circusperformer, em 1895. Ela pesava cerca de 200 lb (91 kg) e foi capaz de fazer 40 mph (64 km/h) sobre uma superfície plana. No entanto, nesse mesmo ano, um inventor dos Estados Unidos, E. J. Pennington, demonstrou uma motocicleta de seu próprio projeto em Milwaukee. Pennington afirmou que sua máquina era capaz de uma velocidade de 58 mph (93 km / h), e é creditado como inventor do "ciclo do motor" para descrever sua máquina.

SÉCULO XX

Antes da Segunda Grande Guerra Mundial

Em 1901 a fabricante inglesa de quadriciclo e bicicletas Royal Enfield introduziu sua primeira moto, com um motor de 239 cc montado na frente e dirigindo a roda traseira através de um cinto. Em 1898, a inglesa fabricante de bicicletas Triumph decidiu estender seu foco para incluir motocicletas, e em 1902, a companhia havia produzido sua primeira motocicleta, uma bicicleta equipada com um motor belga-construído. Em 1903, as vendas de motocicletas Triumph superou 500 unidades e a empresa norte-americana Harley-Davidson começou a produzir motocicletas. 

Em 1901, o Manufacturing Company Indian Motocycle, que havia sido fundada por dois ex-ciclistas, projetou o chamado "diamante enquadrado" Single indiano, cujo motor foi construído pela Empresa Aurora, em Illinois utilizando especificações indiano. O single foi disponibilizado no azul profundo. A produção indiana foi até mais de 500 motos em 1902, e subiria para 32 mil, o seu melhor número em 1913. Durante este período, experimentação e inovação foram essenciais para o uso em esporte populares do novo motociclismo, com seu poderoso incentivo para produzir máquinas resistentes, rápidas e confiáveis. Essas melhorias rapidamente encontraram o seu caminho para o gosto do público.

Ao Chefe Vollmer, do Departamento de Polícia de Berkeley, Califórnia, é creditado a organização do primeiro encontro oficial de motocicletas policiais de patrulha nos Estados Unidos em 1911. Em 1914, as motocicletas não eram mais apenas bicicletas com motor, elas tinham suas próprias tecnologias, embora muitas ainda mantiveram elementos de bicicletas, como os bancos e suspensão.

Até a Primeira Guerra Mundial , a Índia foi o maior fabricante de motocicletas do mundo. Depois disso, esta honra foi para a Harley-Davidson, isso até 1928, quando a DKW assumiu como o maior fabricante. A motocicletas BMW entrou em cena em 1923, com uma unidade de eixo e um contra-twin ou "boxer", motor fechado com a transmissão em uma caixa única de alumínio. 

Em 1931, Indian e Harley-Davidson foram os dois únicos fabricantes americanos produzindo motocicletas comerciais. A rivalidade entre estas duas empresas nos Estados Unidos permaneceu até 1953, quando a fábrica da Indian Motorcycle em Springfiel, Massachusetts, fechou e a Royal Enfield assumiu o nome indígena.

Havia mais de 80 diferentes marcas de motos disponíveis na Grã-Bretanha na década de 1930, desde marcas familiares como Norton, Triumph e AJS, até obscuras com nomes como New Gerrard, NUT, SOS, Chell e Whitwood. Era o dobro de marcas de motocicletas concorrentes no mercado mundial no início do século 21. 

Em 1937, Joe Petrali estabeleceu um novo recorde de velocidade em terra, com 136,183 mph (219,165 kmh) em uma Harley-Davidson modificada com 61 polegadas cúbicas (1.000 cc). No mesmo dia, Petrali também quebrou o recorde de velocidade de 45 polegada cúbica (737 cc) motocicletas a motor. 

Na Europa, as demandas de produção, causadas pelo acúmulo da Segunda Guerra Mundial, incluíndo motocicletas para uso militar. A BSA forneceu 126.000 motocicletas BSA M20 para as forças armadas britânicas, começando em 1937 e continuando até 1950. A Royal Enfield também produziu motocicletas para os militares, incluindo uma moto de 125cc, leve, e que poderiam ser despachadas equipadas (dentro de uma gaiola tubular com um pára-quedas) de uma aeronave.

Depois da Segunda Guerra Mundial

Após a Segunda Guerra Mundial, alguns veteranos americanos encontraram um substituto para a camaradagem, emoção, perigo e velocidade da vida em guerra, através das motocicletas. Agrupados em clubes frouxamente organizados, os motociclistas nos EUA criaram uma nova instituição social - os Moto Clubes ou "bikers", e que, mais tarde, foi distorcida pelos "fora da lei" através da pessoa de Marlon Brando, retratado no filme 1954, O Selvagem.

Na Europa, por outro lado, os produtores de motocicletas do pós-guerra estavam mais preocupados com o projeto de transporte prático e econômico do que com os aspectos sociais, ou a imagem dos "motoqueiros". O designer italiano Piaggio introduziu a Vespa em 1946, que experimentou imediata e generalizada popularidade. Houveram importações do Reino Unido, Itália e Alemanha, assim, a Vespa encontrou um nicho nos mercados dos EUA que bicicletas americanos não preenchiam. O Grupo BSA comprou a Triumph Motorcycles em 1951 para se tornar o maior produtor de motocicletas em todo o mundo clamando que "um em cada quatro" pessoas possuiriam uma. A alemã NSU foi a maior fabricante de 1955 até 1959, quando a Honda se tornou a maior fabricante.

Fabricantes britânicos como Triumph, BSA e Norton retinham uma posição dominante em alguns mercados até o surgimento dos produtores japoneses (liderados pela Honda) nos anos 1960 e início de 1970. O papel da moto mudou na década de 1960, a partir do momento que se tornou ferramenta de uma vida para deixar de ser um brinquedo, tornando-se também um estilo de vida. Tornou-se parte de uma imagem, de status, um ícone cultural para o individualismo, um adereço nos filmes "B" em Hollywood.

A moto também se tornou um veículo recreativo para esporte e lazer, um veículo para a juventude despreocupada, e não de transporte essencial para o homem de família maduro ou mulher, e os japoneses foram capazes de produzir desenhos modernos de forma mais rápida, mais barata, e de melhor qualidade que os seus concorrentes. Suas motos eram mais elegantes e mais confiáveis, por isso os fabricantes britânicos ficaram para trás como o mercado de produtores para as massas.

A Honda, que foi oficialmente fundada no Japão em 24 de setembro de 1948, introduziu seu SOHC de quatro cilindros em linha na CB750 em 1969, que era barato e sucesso imediato. Não foi uma bike de alta performance, mas estabeleceu todo um quadro e configuração do motor como um projeto com grande potencial de poder e performance. 

Logo após a introdução do SOHC, a Kawasaki demonstrou o potencial do motor de quatro tempos de quatro cilindros com a introdução do KZ900

Suzuki , Kawasaki e Yamaha também começaram a produzir motos em 1950. Enquanto isso, o sol estava se pondo no domínio britânico sobre o mercado de motos de grande cilindrada.

Dominação japonesa

A excelência de motos japonesas causou efeitos semelhantes em todos os mercados ocidentais: muitas empresas de moto italiana ou faliram ou apenas conseguiram sobreviver. Como resultado, as vendas mundiais da BMW caíram na década de 1960, mas voltaram fortemente com a introdução de um totalmente redesenhado motor "slash-5" de série para o ano/modelo de 1970. 

A partir de 1960 e através do anos 1990, pequenos motocicletas de dois tempos foram populares no mundo inteiro, em parte como resultado do trabalho de Walter Kaaden, da Alemanha Oriental, na década de 1950, mais tarde adquirida pela Suzuki através de planos roubados, fornecidos pela MZ rider e Ernst Degner, que desertou para o oeste depois de se aposentar em 13 setembro de 1961, a partir da 125cc com a sueca Grand Prix em Kristianstad. 

A Harley-Davidson (HD) nos EUA, sofreu os mesmos problemas que as empresas europeias, mas sua gama de produtos exclusivos, as leis tarifárias americanas e nacionalismo orientado a lealdade do cliente permitiu-lhe sobreviver. Uma alegada falha, no entanto, foi mantendo a característica HD de 45° o motor vee-ângulo , o que causa excesso de vibração , bem como o galope de som da HD.

A carenagem de fábrica completa foi introduzida por motocicletas BMW na R100RS de 1977. As primeiras carenagens de fábrica produzidas em grande quantidade. Em 1980, a BMW estimulou a "turnê de aventura" categoria do motociclismo com seu modelo esporte, o R80G / S . Em 1988, a BMW foi a primeira fabricante de motocicletas a introduzir o sistema anti-bloqueio de freios (ABS) em seus modelos esportivos K100RS-SE e K1.

O presente

Hoje os fabricantes japoneses, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha, continuam a dominar o setor de motocicletas de grande porte, embora a Harley-Davidsonainda mantém um alto grau de popularidade, particularmente nos Estados Unidos. 

Nos últimos anos temos visto um ressurgimento da popularidade em todo o mundo de muitas marcas de motocicletas, incluindo a BMW, Triumph e Ducati , e o surgimento das motocicletas Vitória, com sede em Spirit Lake, Iowa, Estados Unidos, e começou a produção de seus veículos em 1998, como um segundo sucesso de massa como construtor de grandes cruzadores americanos.

Em novembro de 2006, a empresa holandesa EVA Products BV Holland anunciou seu primeiro modelo disponível comercialmente, de moto a diesel, a sua trilha T-800CDI, tendo alcançado um status de produção. A Track T-800CDI usa um motor de 800 cc de três cilindros a diesel, da Daimler Chrysler motor. No entanto, outros fabricantes, incluindo a Royal Enfield, tinham vindo a produzir motos a diesel, pelo menos desde 1965.

No mundo em desenvolvimento

Há uma grande demanda para motos pequenas e baratas no mundo em desenvolvimento, e muitas empresas agora se reúnem também para competir em mercados maduros, como Hongdou China, que faz uma versão do Honda e a venerável CG125. 

Mototáxis são limousines do mundo em desenvolvimento. Scooters, ciclomotores e motocicletas oferecem uma maneira rápida, barata e ao mesmo tempo de risco pois atrapalham o trânsito e supre o transporte coletivo escasso, já que eles podem facilmente se espremer através de congestionamentos. 

As primeiras motocicletas movidas a etanol ou flex, do mundo, foram lançadas no mercado brasileiro pela Honda em março de 2009, com a GG Titan 150 Mix. 

Durante os primeiros oito meses após o lançamento no mercado, a CG 150 Titan Mix, havia capturado uns 10,6% da quota total de mercado, segundo no ranking de vendas de motocicletas novas no mercado brasileiro em 2009. Em setembro de 2009, a Honda lançou a segunda moto flex e até dezembro de 2010, as Honda com combustível flex devem atingir a produção acumulada de 515.726 unidades, representando uma quota de mercado de 18,1% das vendas de motocicletas brasileiras novas nesse ano. Em janeiro de 2011, foram quatro modelos de motocicletas flex-fuel disponíveis no mercado, e a produção atingiu a marca de um milhão em junho de 2011.


HISTÓRIA DA MOTOCICLETA - Parte II

ASPECTOS TÉCNICOS

Construção

A construção da motocicleta é engenharia de fabricação e montagem de componentes que resulta em sistemas de desempenho, custo e estética desejada pelo designer para motocicletas. Com algumas exceções, a construção de modernas motocicletas produzidas em massa foram padronizadas em quadros de aço ou alumínio, garfos telescópicos segurando a roda dianteira e freios a disco.

Algumas outras partes do corpo da máquina, projetado por razões tanto estéticas ou de desempenho podem ser adicionadas. A gasolina alimenta o motor, geralmente constituídos entre um e quatro cilindros (e menos comumente, até oito cilindros) acoplado a um câmbio de cinco ou seis velocidades de transmissão seqüencial que impulsiona o braço oscilante da roda traseira montada por uma corrente, eixo motor ou correia.

Economia de combustível

A economia de combustível da motocicleta varia muito com o deslocamento do motor e estilo de pilotagem e, ainda, se em rodovias ou em condições reais de trânsito na cidade. Devido aos deslocamentos do motor em baixa (100 cc-200 cc), e alta potência, as motocicletas oferecem boa economia de combustível. Em condições de escassez de combustível, como na Grã-Bretanha em 1950 e modernas nações em desenvolvimento, as motocicletas são alvo de grande reivindicação em partes grandes do mercado de veículos. 

Motocicletas elétricas

Economia de combustível muito elevadas podem ser obtidas por motocicletas elétricas. Motocicletas elétricas são quase silenciosas, com emissão zero de gases poluentes. A faixa de operação e velocidade máxima sofrem por causa das limitações da tecnologia da bateria.

As células de combustível e do petróleo-elétricos em veículos híbridos também estão sendo desenvolvidos para ampliar o alcance e melhorar o desempenho dos motores elétricos.

Dinâmica da Motocicleta

Diferentes tipos de motocicletas têm dinâmicas diferentes e estes desempenham um papel em como uma motocicleta atua em condições específicas. Por exemplo, uma com uma maior distância entre eixos proporciona a sensação de mais estabilidade, respondendo com menos distúrbios. Pneus de moto têm uma grande influência sobre o deslocamento.

As motocicletas devem ser inclinadas, a fim de fazerem curvas. Esta maneira é induzida pelo método conhecido como countersteering, em que o condutor dirige momentaneamente o guidão na direção oposta da curva desejada. Porque é contra-intuitivo esta prática muitas vezes é muito confusa para os novatos - e mesmo para muitos motociclistas experientes.

A curta distância entre eixos das motos, como motos esportivas, pode gerar torque suficiente na roda traseira, e suficiente para o vigor na roda dianteira, para levantar a roda oposta da estrada. Essas ações, se realizadas de propósito, são conhecidas como cavalinhosstoppies respectivamente. Se realizadas após o ponto de recuperação a virada resultante é conhecida como um "endo" (abreviação de "end-over-end"), ou "looping" do veículo.

Acessórios

Vários recursos e acessórios podem ser ligados a uma motocicleta ou como OEM (de fábrica) ou pós-venda.

Tais acessórios são selecionados pelo proprietário para melhorar a aparência da moto, segurança, desempenho ou conforto, e pode incluir qualquer coisa de eletrônica móvel para sidecars e trailers.

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Essa matéria foi apenas um apanhado de textos, matérias e artigos disponíveis na internet e em alguns livros, não servindo como material acadêmico. Embora básico, esperamos que tenham gostado.

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